Risoto de parma

Ingredientes do caldo

1 litro de água 2 cenouras 1 cebola 1 talo de aipo 1/2 talo de alho poró 2 fatias de presunto de parma 1 buquê garni (Ramos de alecrim, tomilho, salsa e louro amarrados por um barbante)

Ingredientes do risoto

200g de arroz arbóreo 1 cebola 150g de manteiga sem sal 100 gramas de presunto de Parma 1/2 xícara de vinho Branco 250 gramas de queijo parmesão ralado na hora Sal, pimenta e ervas a gosto.

Modo de preparar o caldo

Refogue com um fio de azeite todos os ingredientes , menos o buquê garni . Depois de selados, colocar 1 litro de água, colocar o buquê Garni, e deixar em fogo baixo. Cuidar para não ferver. Deixar pelo menos 20 minutos. E depois coar esse caldo.

Modo de preparar o risoto

Colocar 50 gramas de manteiga sem sal na panela em fogo médio , quando ela começar a derreter colocar a cebola bem picada , cuidado para não deixar ela queimar. Assim que a cebola começar a ficar transparente, colocar o arroz e mexer bem, quando o arroz já estiver bem misturado, e começar a estalar, colocar o vinho branco e continuar mexendo. Quando perceber que o álcool do vinho estiver evaporado, é a hora de começar a colocar o caldo no arroz. Aos poucos e mexendo sem parar. Após a sexta concha de caldo, provar para ver se o arroz está no ponto, al dente. Se não, deve colocar mais caldo até chegar no ponto. Colocar o presunto de parma, fatiado em filetes e misturar bem. Ralar o queijo direto na panela e continuar mexendo. Quando o queijo estiver bem incorporado ao arroz, colocar o restante da manteiga e misturar , quando estiver bem cremoso, estará pronto. Servir imediatamente. Pode decorar com filetes de presunto.

Comentários do Facebook